Informe-se
Mamoplastia de aumento, mitos e verdades
– O consumo de cigarro influencia em uma cirurgia de aumento de prótese mamária?
Verdade! Devido a alteração de pequenos vasos da pele, o tabagismo pode prejudicar o resultado da cirurgia por dificultar a cicatrização.
– Implantes podem causar câncer mama?
Mito! Os implantes de mama não causam câncer.
– A escolha da marca da prótese influencia?
Verdade! Marcas de renome e próteses mais modernas são diferentes das mais antigas, em sua estrutura que possui gel coesivo, superfície texturizadas, mais camadas que proporcionam maior segurança e durabilidade.
– A compressão durante uma mamografia pode romper os implantes?
Mito! Próteses mais modernas não correm esse risco e os profissionais responsáveis já estão habituados a realizar o exame em pacientes com próteses de silicone.
– A mulher perde a sensibilidade nos seios?
Mito! Durante os primeiros meses de recuperação, é possível verificar uma hipersensibilidade na região dos mamilos, apenas casos de maior complexidade, como uma grande mamoplastia de redução mamária podem acarretar em uma alteração da sensibilidade.
– O tamanho da prótese pode ser uma escolha apenas da paciente?
Mito! A escolha da paciente tem que ser levada em conta e é muito importante, porém somente o profissional pode indicar os tamanhos corretos para o corpo da paciente, levando em conta as características físicas da paciente.
– Pode existir uma rejeição do implante?
Mito! Os implantes não sofrem rejeição. As próteses serão substituídas ou retiradas somente em casos de contratura capsular, onde a cápsula que se forma ao redor do implante após o procedimento é mais espessa que o normal e em casos de inflamações na região, onde as mesmas podem ser retiradas.
– A mamoplastia de aumento atrapalha o aleitamento materno?
Mito! Dificuldades na amamentação podem ocorrer em mulheres com ou sem implantes, porém o uso das próteses não está relacionado.