Informe-se
Cuidados com a Pele na Primavera
Mudamos de estação e enquanto as temperaturas sobem, a rotina de cuidados com a pele precisam de novos hábitos.
Confira algumas dicas importantes para a nova estação:
Use protetor solar
Já é corriqueiro e vale sempre ressaltar que o uso de protetor solar deve ser diário. Afinal de contas, boa parte da radiação atinge a superfície terrestre com a mesma intensidade nas estações frias e quentes, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele.
Entretanto, conforme os termômetros começam a subir, também aumentam os passeios ao ar livre e a consequente exposição direta ao sol.
A dica é aplicar um protetor solar com FPS 30 ou superior pela manhã, antes de sair de casa, e reaplicá-lo na hora do almoço e no meio da tarde. Se você for à praia ou à piscina, aplique o produto 30 minutos antes e reaplique-o a cada 2 horas ou depois de mergulhar.
Lave o rosto diariamente
Com os dias mais quentes, temos um aumento na produção de suor além da pele ficar mais oleosa.
Sendo assim, durante a primavera deve-se realizar a limpeza da pele duas vezes ao dia, uma de manhã, e a outra à noite, antes de dormir. Lave o rosto com água morna e utilize um sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. Pela manhã, aproveite e aplique o protetor solar. À noite, complemente a limpeza com um demaquilante para remover qualquer resíduo.
Invista em uma limpeza de pele mais profunda
Além da higienização diária, é importante procurar um especialista para avaliar a necessidade e tratamentos mais específicos, como os peelings.
Hidrate-se
Procure ingerir cerca de 2,5 litros de água por dia. Você pode substituir parte dessa quantidade por água de coco, sucos e chás naturais. Outra dica para aumentar a hidratação de todo o organismo é o consumo de frutas como abacaxi, melão e melancia, que contribuem para repor o conteúdo de água perdido ao longo do dia por meio da transpiração.
Evite exposição solar para não comprometer a cicatrização
Em casos pós cirúrgicos, é muito importante evitar a exposição solar nos primeiros 30 dias do procedimento e sempre de acordo com a avaliação de seu médico, além de sempre cobrir as regiões das cicatrizes e passar protetor solar nos locais.