img-informe-se

Informe-se

Procedimento: Rinoplastia

A rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a proporção do nariz, realçando a harmonia facial. O procedimento também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz, aparência devido ocasionada pela hereditariedade e a reparação devido lesão ou cirurgia anterior.

A rinoplastia pode mudar:
• O tamanho do nariz;
• A largura do dorso nasal;
• O perfil do nariz;
• A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada;
• Narinas grandes, largas ou arrebitadas;
• Assimetria nasal e desvio;

A cirurgia pode ser associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite, além de outros procedimentos faciais.
O procedimento é indicado a partir do momento que o crescimento facial estiver finalizado, de acordo com a avaliação de um cirurgião especializado.
A maioria das cirurgias estão relacionadas com a diminuição e remodelamento do nariz, contudo, existem casos em que pode ser feito o aumento nasal, através do enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimento no local.
Pacientes que sofreram alguma fratura prévia, que ocasionou um nariz torto, podem precisar da execução de uma nova fratura na região, realizada pelo cirurgião para ajustá-lo.
A anestesia para o procedimento pode ser geral ou local e a realização da cirurgia pode demorar aproximadamente duas horas. O paciente que passa pela rinoplastia é liberado no mesmo dia. Em casos associados com cirurgias funcionais, o paciente pode ficar internado por um período de 12 a 24 horas.

Cuidados antes da cirurgia plástica
Os cuidados pré-operatórios, são: jejum de oito horas e suspensão por no mínimo sete dias do uso de anticoagulantes.

Contraindicações à rinoplastia
A rinoplastia é contraindicada para pacientes que apresentem doenças prévias em fase aguda, mulheres em fase de amamentação e ainda pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

Riscos da rinoplastia
Os riscos cirúrgicos específicos da rinoplastia estão relacionado com dificuldade respiratória no pós-operatório.

Respiração e alimentação
A respiração pode ficar dificultada nos primeiros dias após a cirurgia, devido a presença de coágulos nas narinas, podendo ser melhorada com o uso de descongestionantes nasais indicados pelo cirurgião. Nos dois primeiros dias é indicada uma alimentação mais pastosa para evitar o incômodo que pode ser gerado devido uma mastigação de alimentos mais rígidos.

Repouso
O repouso deve ser absoluto por sete dias e moderado até o décimo quinto dia. Depois deste período é possível voltar às atividades rotineiras e ao trabalho, evitando esforço físico e exercícios, por um período de 30 dias.

Sangramento
Quando associada a septoplastia, poderá haver um sangramento leve por 2 dias.

Cicatrizes
As cicatrizes da rinoplastia ficam praticamente imperceptíveis, uma vez que as incisões são pequenas e em locais de pouca exposição.

Posição ao dormir

Nos primeiros cinco a sete dias após a cirurgia é recomendado que o paciente mantenha a cabeça elevada com a ajuda de travesseiros, durante o sono, para evitar sangramentos. Nesse período deve-se também evitar dormir de lado ou bruços.

Outros cuidados
O paciente deve evitar abaixar a cabeça muito rápido e assoar o nariz. O uso de óculos somente deve ser retomado após a liberação médica.

Resultados da rinoplastia
O resultado final será visível somente após um ano da realização do procedimento.

Por menor que seja o procedimento, lembre-se: Sempre procure um médico especializado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dr. Régis Geraige – Cirurgião Plástico – CRM/SP: 109356

Responsabilidade

 

Essa é a palavra mais importante quando pensamos em cirurgia plástica.

Sua Cirurgia não se resume apenas ao ato cirúrgico em si, mas a uma série de importantes fatores que vão desde um bom preparo pré-operatório com a suspensão temporária ou a Introdução de certos medicamentos, perda de peso caso necessário até uma vasta série de exames pré-operatórios que vão dizer se você está apta(o) ou não a ser submetida(o) a determinado procedimento.

Seu pós-operatório será acompanhado de perto com retornos periódicos para que qualquer intercorrência que possa surgir seja prontamente identificada e solucionada.

Orientações pós-operatórias serão fornecidas nos mínimos detalhes assim como encaminhamentos a outros profissionais (fisioterapeutas, nutricionistas) para que seu resultado seja o melhor possível.

Dr. Régis Geraige

CRM/SP 109356

 

Fale com o Dr. Régis

 

Nosso atendimento busca oferecer a você todo esclarecimento necessário.

Estamos prontos a ouvir suas dúvidas e sugestões!

Ligue ou preencha o formulário abaixo.